segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Belo Horizonte exporta a peteca para os franceses

(Matéria do Jornal Hoje em Dia)
Belo Horizonte, Segunda-Feira 21/02/2000
Paulo Leonardo
Repórter


Uma história que se iniciou com típica oferta de suvenires a um turista no Rio de Janeiro está levando um esporte mineiro a crescer entre os jovens franceses. A peteca, que, como esporte, nasceu em Belo Horizonte, está virando mania na França, graças ao entusiasmo dos franceses Jean-François Impinna, ex-jogador de rugby e empresário, e do jovem Bruno Longuet.
Eles passaram cinco dias em Belo Horizonte, para aprimorar o que sabem sobre o esporte e agora foram para o Rio de Janeiro. Quando voltarem à França, continuarão o trabalho de divulgação da peteca pela Europa.
A peteca nasceu no Oriente e é muito popular em países como Coréia, Japão e China. É usada mais como brinquedo e passatempo, com penas coloridas. Mas o jogo, com regras e jogadas, nasceu em Belo Horizonte.


Tudo começou há 13 anos, 1987. Jean-François Impinna, mais conhecido como Jeff, jogava pela seleção francesa de rugby. A equipe fez uma turnê vitoriosa na Argentina e, além da premiação, também ganharam do chefe da delegação uma semana de férias no Rio de Janeiro. 'Uma noite, quando saía do hotel, em Copacabana, um menino se aproximou de mim oferecendo coisas como lembranças, bijuterias, entre 'outras coisas'. Eu recusei. Aí ele me mostrou uma peteca, daquelas com as penas todas coloridas. Pensei que fosse uma versão brasileira de um brinquedo que a gente tem lá na França. Aí o garoto me mostrou para que servia, mostrou pessoas jogando na praia. Entusiasmei-me com o jogo da peteca' _ recorda-se o francês de 35 anos, dono de uma fábrica de preservativos em Sannois, onde vive.
Quando retornou à França, percebendo que não havia petecas por lá, entre 1987 e 1993, Jeff se dedicou a continuar a carreira no rugby, jogando peteca somente como diversão, na praia. Em 1997, retornou ao Brasil e veio direto a Belo Horizonte. Além de firmar um contrato de importação com uma fábrica de petecas, Jeff manteve contatos com petequeiros mineiros e ficou conhecendo as regras e jogadas. Muitas das regras foram criadas por Cícero Cerqueira Júnior, o Cicinho, presidente da Liga Mineira de Entidades de Peteca, de quem Jeff se tornou amigo.
No mesmo ano, criou o primeiro clube de peteca da França, em Sannois. Também fundou a Federação de Peteca da França. Lá, é chamada 'pétéca', pronunciando-se 'petecá'.
'Começamos a fazer turnês pelo interior do país, divulgando a peteca por lá. Nossa idéia é associar o jogo às crianças e à juventude, como o vôlei de praia. No Brasil, a peteca é associada aos mais velhos. Mas quem vai fazer o futuro dela na França são as crianças. Por isso, estamos trabalhando muito em escolas', explica Jeff _ que chegou a Belo Horizonte, para sua segunda visita, na última quarta-feira, acompanhado de sua esposa e também do jovem Bruno Longuet, 26 anos, que faz parte do grupo que excursiona pela França.
Para ajudar nas duas turnês realizadas (1998 e 1999), Jeff e Bruno levaram autênticos petequeiros, nascidos e criados em Belo Horizonte, com idades variadas, como José Odilon Coelho Júnior, Leonardo de Castro Pires, Karol Costa, Yuri Dolabela Costa e Marcelo Valadares. 'Atualmente, já existem cerca de 20 mil praticantes na França, com mais ou menos 100 clubes, além de escolas. Para este ano, o trabalho vai ser maior ainda', diz Jeff.

2 comentários:

  1. Bom dia,

    Meu nome é Alexis Reboisson, eu sou francês e um jogador amador de peteca. Minha namorada é brasileira e eu estarei no Rio para vê-la em novembro
    O clube em que eu jogo é o único clube de peteca na Europa, na França em Sannois
    Gostaria de saber se seria possível treinar no seu clube enquanto eu estiver no Rio
    Obrigado

    Hello,
    My name is Alexis Reboisson. I'm french and player of Peteca. My girlfriend is brasilian and i will be in Rio in november
    The club i'm currently playing for is the unique club of peteca, in France at Sannois
    So i would like to know if could be possible to enjoy some training with carioca player

    Thank you

    Best regards

    Reboisson Alexis

    ResponderExcluir
  2. Meu email : Alexis.reboisson@gmail.com

    ResponderExcluir