REGULAMENTO


Regulamentos e Normas
Os jogos podem ser de simples ou duplas, nos moldes de uma partida de tênis. A quadra apresenta dimensões de 15,0m x 7,5m para duplas e 15,0m x 4,0m para individual, dividido em duas metades, cada uma para o uso de uma das equipes rivais. A altura da rede é variável e depende da idade e do sexo dos participantes. Para jogos da categoria masculino, a rede deverá apresentar uma altura de 2,43m e 2,24m para o feminino e categoria até 12 anos. Detalhes como as dimensões dos quadrados da malha também são especificados: aproximadamente 4 cm por 4 cm. A peteca é posta em jogo através de um saque, no qual o jogador golpeia com a mão ou com a raquete a peteca para que passe por cima da rede. A peteca deve ser jogada para a outra metade da quadra com um único toque, sem que tenha tocado o solo. Atualmente utiliza-se o sistema de vantagens para contagem de pontos. Cada partida é disputada em sets, que chegará ao fim quando uma das equipes alcançar 12 pontos ou após 20 minutos de jogo. O componente que ganhar dois sets primeiro, ganha a partida. Outro detalhe importante é que após o saque, o ponto deverá ser finalizado em 30 segundos, ou senão a vantagem será revertida. As regras completas são muito mais específicas e podem ser encontradas nos sítios das federações de peteca (algumas são listadas na última seção).

Jogadores Famosos
Brasil: Tiago Velasco, Luiz Carlos Hortense, João Guilherme Schott, Ivan Mardegan,Guilherme Veiga, Paulo Henrique (Paulo Peteca) - Foi consagrado campeão em Fortaleza/CE, com o troféu "Peteca de Ouro". Iniciou seu treinamento quando criança na cidade da Parnaíba/PI quando trocava peteca com seus colegas de comunidade. O restante da história do atleta é desconhecida. Devido a chacota dos amigos e colegas de trabalho o grande Paulo Henrique "Peteca" quebrou o troféu original, que agora é conhecido como troféu CEBOLA DE OURO.
França: Jeff Impinna (Sannois), Vincent Vannostal (Sannois), Yannis Kokotakis (Sannois), Stéphane Manka (Sannois), Benoît Pertuc (Sannois), Thomas Derrien (Sannois), Caroline Martin (Laxou), Marie-France Thyrard (Laxou), Laura Bureau (Sannois), Clémence Laperche (Sannois), Elodie Laudren (Sannois), Alix Leblanc (Sannois), Kathleen Ventura (Sannois).
Reino Unido Peter Cheek (Greenwich), Nick Trumble (Greenwich), Daniel Ousdine (Greenwich), Joseph Ludkin (Greenwich), Chris Wall (Greenwich), Matt Harfield (Greenwich), Luis Olmos (Greenwich), Isaac Loftus-Cheek (Greenwich Juniors), Tom Chapman (Greenwich Juniors).an

Definição sumária do jogo de peteca
Colocados os jogadores na quadra, um deles inicía o jogo com um saque, ou seja, postado atrás da linha de fundo ele segura a peteca com uma mão, batendo nela com a outra, a fim de jogá-la, por cima da rede, para o campo adversário.
O adversário deve, então, rebater a peteca, devolvendo-a, também, por cima da rede mas, com apenas um toque, como no jogo de tênis de campo ou mesa. Resumindo: posta a peteca em jogo, através do saque, ela vai sendo jogada de um adversário para outro até que seja marcado um ponto. Este é conseguido quando a peteca cair no chão, dentro dos limites da quadra, ou quando o adversário que recebeu o saque, a rebate na rede ou fora dos limites da quadra ou quando o adversário comete alguma falta técnica.
O jogador consegue o ponto quando não deixa a peteca cair em seu campo, ou não aconteceu nenhuma falta técnica (toque na rede, invasão da linha central, condução, etc...), ou ainda, quando o adversário não consegue rebate-la, ou se consegue, não a devolve dentro dos limites do campo adversário, porque bateu na rede ou foi fora dos limites da quadra. Para disputa do ponto seguinte, o jogador que conseguiu o ponto, inicia nova disputa de ponto através de um novo saque.

Tipos de rebatidas (toques)
Batida básica ou batida por cima com os pés no chão;
Batida por baixo (quando a peteca vem muito baixa ou muito próxima da rede);
Batida saltando (mais agressivo com maior poder ofensivo, porém, exige grande esforço físico).
Tática do jogo
Não errar;
Preparar o ponto sem precipitação, criando a oportunidade adequada;
Antecipar a jogada;
Explorar o lado fraco do adversário;
Usar seus pontos fortes (aquelas jogadas que executa bem);
Dosar o esforço físico;
Não jogar a peteca na mão dos adversários (peteca a meia altura).

Oficialização e codificação das regras
Finalmente, sendo o jogo praticado em todos os estados da união, fazia-se necessário oficializá-lo e, em seguida codificar suas regras, de modo a evitar as dúvidas na interpretação do jogo. Aqui cabe exaltar os esforços do benemérito Outorgantino Magalhães Dias, o Tote, que depois de uma luta incessante, viu-se aprovada a oficialização de esporte, na sessão do plenário, do Conselho Nacional de Desportos - CDN, conforme deliberação n° 15/85, daquele Órgão, de 27 de agosto de 1985, em Brasília - DF, para a alegria de vários milhares de aficionados, cabendo à Confederação Brasileira de Desportos Terrestres - CBDT, o dever de codificar e estruturar o desporto como determina a lei.

Dimensões e Equipamentos
Será de 15,00 m por 7,50 m para o jogo de duplas.
Será de 15,00 m por 5,50 m para o jogo de simples.
O piso da quadra deverá ter uma superfície áspera e uniforme, a fim de facilitar a movimentação dos atletas.
A quadra será delimitada por linhas com 0,05 m de largura, as quais fazem parte integrante da mesma.
Linha central é a que divide a quadra ao meio.
Fica estipulada uma cor padrão para a quadra de peteca: verde com as linhas demarcatórias da cor laranja-trânsito.
Em toda e qualquer competição, adotar-se-á fitas sinalizadoras nas linhas de fundo da quadra.



Dimensões, Acessórios, Cores, Posição e Postes

Dimensões: 7,60 m de comprimento por 0,60 m de largura e, os quadrados de malha medindo 0,04 m por 0,04 m, tecida de nylon ou material similar, com debruns de 0,05 m nas extremidades, acompanhando as linhas laterais do campo.
Altura Padrão: 2,43 m para jogos da categoria masculino e 2,24 m para o feminino, oficiais e/ou amistosos.
Postes destinados à colocação da rede: deverão estar a 0,50 m de distância das linhas laterais.

 

 

CATEGORIAS

As DUPLAS, de acordo com a faixa etária dos jogadores, estarão grupadas nas seguintes categorias:

 

MASCULINO

 

 

FEMININA

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário